Pão de vigília – receita errada

2008-09-10 Culinária sergio

Esse bolo de banana e ameixa (de tradição portuguesa) faz parte da minha infância, sempre feito em formas de pão, parecendo um bolo inglês, pesado e úmido, excelente par para uma quente xícara de café com leite.

Resolvi fazê-lo, e, pecado, ao invés de ligar para minha mãe pedindo a receita, procurei na internet e fiz com a banana errada (comprei a banana pelo quanto estava madura, sem olhar qual era: banana da terra). Para completar minha forma de pão estava em uma situação calamitosa de enferrujada por falta de uso, foi para o lixo e usei a forma de bolo com furo no meio mesmo.

Resultado, fiquei com o braço doendo de amassar no garfo 3 bananas da terra, a massa ficou grande demais a ponto de transbordar e cobrir o ‘furo’ do meio do bolo e tive que deixar tempo demais no forno por conta da massa no meio estar escondida do calor, ficando crua.

Fiz a receita do cybercook, com claras em neve. Vou confirmar a receita com minha mãe, tenho quase certeza que não tinha claras em neve :p A obrigatória foto fica para logo mais, assim que chegar em casa. Incluídas as fotos.

Atualização: Recebi a THE ONE, a receita da minha mãe. Como eu desconfiava não tem clara em neve coisa nenhuma. Quando eu fizer novamente dessa vez com receita e bananas corretas eu relato aqui novamente :p. Segue a receita que gerou o bolo das fotos acima, com banana errada e tudo:

Pão de Vigília

– 4 unidade(s) de ovo

– 1 lata(s) de leite condensado

– 3 colher(es) (sopa) de açúcar

– 100 gr de margarina

– 3 unidade(s) de banana

– 200 gr de ameixa preta sem caroço

– 1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

– 1 colher(es) (café) de sal

– 1 colher(es) (café) de bicarbonato de sódio

– 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Bater as gemas com o leite condensado, açúcar, margarina e reservar. No liqüidificador bater as bananas com a ameixa. Acrescentar a mistura das gemas, o trigo, sal, bicarbonato e fermento e bater mais um pouco. Por fim adicionar as clarasem neve e mexer delicadamente com uma colher. Assar em fôrma de bolo (daquelas redondas com um furo no meio) previamente untada. Polvilhar com açúcar e canela antes de servir.

PS: E os ingredientes secos? Eu misturei com a batedeira em velocidade baixa, antes da clara em neve, que foi misturada com colher no final.