No Knead Bread

2008-09-09 Culinária sergio

Esse pão é o sonho do padeiro preguiçoso: não é necessário sovar! Simplificadamente: Mistura-se a massa em um dia, esquecemos da massa por 12 a 18 horas, coloca-se no forno em uma panela com tampa e se tem um pão pronto.

Tirando a necessidade peculiar de uma panela com tampa que possa ir ao forno (tampada), é extremamente simples, já ouvi gente comentando que usou um pirex com outro pirex como tampa ao invés de panela e funcionou, eu fiz usando uma panela metálica esmaltada.

Fiquei sabendo dessa receita aqui. Originalmente publicada no NY Times, já tomou a Internet de assalto: vídeo no youtube, No knead bread 2.0, Bread for dummies, Tips for no-knead bread, o escambau.

Essa na verdade já foi minha segunda tentativa, tirando o aperto que passei nas duas vezes pelo fato da massa conter líquido demais: fica grudenta. O pão tem um resultado final bem rústico, o sabor é muito bom, casca bem crocante. Com amigos aqui em casa no sábado em que fiz, o pão basicamente acabou antes de esfriar completamente :).

Receita:

Pão de panela ou no knead bread

3 xícaras de farinha de trigo

1 saquinho de “fermento biológico seco instantâneo” (Fleishmann vende em saquinhos, foi o que eu usei)

1 colher de chá de sal

1 1/2 xícaras de água

Misture todos os ingredientes secos e acrescente a água. O possível ponto de falha da receita é esse, a relação farinha/água. A massa deve ficar mole mas não mole demais, pois você terá dificuldades depois para trabalhar a massa sem grudar em absolutamente tudo caso tenha água demais, trust me.

Cubra com filme plástico e deixe descansar por 18 horas. Eu já fiz até com 12 horas e não tive problemas. YMMV. Coloque a massa em papel manteiga ou alumínio enfarinhado para não grudar, dobre a massa 2 vezes e deixe descansar tampado até dobrar de volume novamente, de 1 a 2 horas.

Transfira para a panela pré-aquecida e asse em forno quente com a panela tampada por 30 minutos. Abra a panela e deixe por mais 15 minutos.

Aproveite-o ainda quente com uma generosa porção de manteiga aviação e você descubrirá porquê aqui em casa esse pão normalmente acaba antes de esfriar :p