streaming de áudio ao vivo

Faz vários anos que a IPI Maanaim realiza uma maratona de leitura bíblica, e como a vários anos fazemos, esse ano também vamos transmitir a maratona ao vivo via internet pelo site da igreja, e o assunto do post é a infra-estrutura de transmissão.

A alguns anos que usamos shoutcast no servidor e darkice/darksnow. Esse ano eu atualizei o shoutcast para a última versão estável, 1.9.8. Além disso abandonamos a dupla darkice & darksnow e estou pendente entre 2 soluções: butt ou Nicecast. Butt é multi-plataforma, Windows, Linux e Mac OS X e gratuito, Já Nicecast é somente Mac OS X e comercial (US$ 40). Todos os 2 são garantidamente compatíveis como geradores de stream para o shoutcast, já devidamente testados. A vantagem do Nicecast é o suporte a plugins de filtro para processamento do som: highpass, lowpass, compressores, reverb, etc. AUDynamicsProcessor é excelente para cortar o ruído de fundo entre-palavras, por exemplo. A melhora na qualidade de áudio é significativa com a aplicação racional de poucos filtros.

Caso adotemos Butt, provavelmente usaremos Linux (Ubuntu) na geração do áudio e a máquina Mac OS X fica como plano B. O problema do Nicecast é que não teremos plano B daí :p

Caso alguém tenha interesse em mais detalhes da configuração das 2 pontas (shoutcast no server e o gerador de streaming live na Maanaim), é só avisar, já vi gente batendo cabeça com isso.

UPDATE: No final das contas usamos a solução butt @ ubuntu, com um player flash no site, wavestreaming. No final das contas a solução inteira (butt, shoutcast, wavestreaming) é gratuita, mas não aberta.

UPDATE2: Um pequeno retoque no site com o player flash, desisti do popup (popups are so 90’s) e coloquei o player direto na página. Acabada a Maratona, tiramos o player. Nesse instante 8 clientes simultâneos, com pico de 11.

One thought on “streaming de áudio ao vivo

  1. Boa noite amigo, teria como Sr. passar melhor como foi feita a solução?
    Desde já muito obrigado.
    Aproventando para lhe desejar um Feliz Natal para o Sr, e os seus.
    A Paz.

Comments are closed.