Desisti do Linux

2006-01-27 Software sergio

Desisti do Linux. é, desisti. mas não completamente: desisti dele como desktop familiar.

Explicando melhor: a família hoje são 3: eu, a Mirian (apaixonada por fotografia) e minha filha de quase 3 anos, Débora Liz. Tirando eu que me sinto confortável com um desktop linux apesar de todos suas já clássicas inconsistências, tanto minha esposa quanto minha filha sofrem isso muito mais que eu.

Minha mulher por ter ferramentas no mínimo toscas para gerenciar a crescente quantidade de fotos que ela mantém, além do fato que a mais de ano a ultima versão do libgphoto (que toooodas as distros atuais estão usando) passou a não funcionar com minha câmera em particular. bug conhecido, reportado no bugzilla upstream e às moscas. downgrade de biblioteca resolveria, mas já cansei disso.

Minha filha aprendeu a usar computadores com um gnome do edubuntu: incrível, antes de 3 anos de idade já aprendeu a usar o mouse, clicar, drag and drop, entendeu o conceito das janelas, sabe fechar, minimizar, maximizar, sabe usar o menu para chamar programas novos, troca de desktop virtual, sabe ‘voltar’ para outro desktop, tudo praticamente sozinha. programas preferidos da minha filha: tuxpaint, um k-homem-batata, um jogo de minas que desconfio ser do kde também e o openoffice & meu xchat para ficar digitando.

O problema é que tanto o edubuntu (o que pude achar de mais bem produzido em termos de uso infantil em linux) quanto as ferramentas para gerenciamento de fotografia (seja edição, catalogação e produção de ‘saída’ (albuns web, slideshows, vcd, dvd) são a) bugadas, b) toscas e/ou c) inexistentes.

Portanto, decidi: desisti do Linux. temporariamente estou re-instalando Windows XP em casa, enquanto não providencio meu switch para Mac OS X, que é meu alvo defitivo: sistema operacional mainstream (a caixinha do joguinho da Disney de 3 a 5 anos tem suporte para Windows e Mac OS), UNIX por baixo, GUI polida por cima. Ainda uso linux no meu desktop de trabalho, ainda é meu ganha pão. mas até prova em contrário e especialmente no desktop, linux is over.