Artisan Bread: primeira tentativa, o pão
1 – eu não sabia o quanto de água essa massa tem, então resolvi fazê-lo em uma forma retangular para não correr o risco de ficar com uma quase-pizza caso a massa estivesse mole demais, ledo engano, essa massa ficou mais seca, aguentaria tranquilamente uma tentativa free form.
2 – peguei um naco pequeno demais da massa, o pão ficou relativamente pequeno.
Fora esses erros, ficou ótimo. Entre pegar o naco de massa, dar forma e colocar na forma, eu demorei menos de 5 minutos. O resto foi esperar a massa crescer (cresceu muito pouco, algo que o livro já alertava que caso você usasse a massa muito próximo da feitura inicial iria acontecer, ele acabaria crescendo mais no forno mesmo). Aí vão as instruções:
O pão de 5 minutos ou The master recipe: on baking day
adaptado do livro Artisan Bread in five minutes a day
Tire seu pote de massa da geladeira e espalhe um pouquinho de farinha em cima da massa para não grudar, puxe um naco de massa e corte com uma faca de pão.
Com as mãos e superfícies enfarinhadas, forme uma bola (eu nem precisei usar superfície alguma, usei apenas as mãos). Você não demorará no máximo 1 minuto para formar essa bola, não é necessário sovar.
Deixe a massa descansar por 40 minutos, não precisa estar coberta (Eu já coloquei diretamente dentro da forma retangular que usaria para assá-lo mais tarde).
20 minutos antes de assar, pré-aqueça o forno (230ºC caso seu forno indique temperatura. O meu é velho demais para isso, coloquei-o no máximo) com uma pequena vasilha metálica vazia no forno para posteriormente conter água para fornecer um ambiente úmido para o pão assando.
Caso queira, faça cortes na massa.
Coloque água fervendo na pequena vasilha metálica e coloque o pão para assar, 30 minutos ou até a casca do pão estar firme e marrom.